Etapas na importação de uma encomenda internacional

27

julho 17, 2013 por mgattialves

amazon-hangar-armazém-550x355

Dá pra imaginar em quantos lugares uma encomenda internacional passa até chegar as mãos do destinatário? Eu não imaginava até trabalhar com COMEX, e me surpreendi quando me deparei com isto no dia a dia do meu trabalho.

Vou listar e explicar o caminho das encomendas despachadas via serviço postal (USPS, China Post..). Courier é bem mais simples, e atípico, portanto explico em outra oportunidade.

* Lembrando que toda encomenda despachada por serviço postal chegará a sua casa por um agente dos Correios. Caso seja Courier chegará com algum agente da empresa contrata, como FedEx, UPS, DHL..)

Etapas:

1-      Remetente deixa encomenda no serviço postal.

2-      Encomenda pega avião rumo ao país de destino. O tempo que demora para a encomenda sair do país de origem varia de acordo com a modalidade de envio (First Class, Priority, Express). Quanto mais cara a modalidade mais rápido a encomenda sai do país de origem. Acesse aqui para ler mais sobre modalidades.  Em geral encomendas dos EUA saem em até 7 após a postagem, até mesmo as de modalidade mais baratas. Já da China o envio é mais demorado, teve encomenda minha que demorou 2 semanas para sair de lá.

É normal avião de carga passar em vários países numa mesma rota, isto porque ele deixa e pega novas encomendas; com isto o tempo para o voo chegar ao país de destino acaba se estendendo.

3-      Assim que o voo chega ao país de destino a encomenda é de responsabilidade da alfândega. Uma curiosidade é que você pode morar no Nordeste e sua encomenda ir para a alfândega de Curitiba. Isto porque o que define em qual alfândega sua encomenda irá passar não é o estado que você mora e sim o tipo de encomenda. Encomendas pequenas e de baixo valor declarado vão para Curitiba; encomendas de tamanho pequeno ou médio, e com valor declarado acima de 50 dólares vão para alfândega do Rio de Janeiro; e encomendas com valor declarado alto (próximo de 500 dólares ou acima) vão para alfândega de São Paulo.

4-      Independente de qual alfândega vá o processo é o mesmo para todas. Primeiro a encomenda vai para a Unidade de Tratamento Internacional, “carinhosamente” apelidada pelos importadores de UTI; isto porque é nesse momento que o destino da encomenda será decidido. A decisão de qual encomenda será taxada e qual não será é por amostragem, ou seja, o fiscal da alfândega tem que escolher X quantidades de encomendas que vão para o canal vermelho. Por isso é importante que as caixas das encomendas sejam menores e mais discretas possível, porque quanto maior a caixa e mais diferente mais chamativa para os fiscais. Canal, que citei acima, é uma denominação que se refere a situação da encomenda. Existem dois canais: o verde (entrar no país sem ser taxado) e o vermelho (possível taxação).
verde é quando sua encomenda já passou pela amostragem do fiscal e não foi escolhida para o canal vermelho, então a próxima etapa da encomenda é ir para um CEE (Centro de Entrega de Encomenda).
Caso a encomenda seja escolhida pelo fiscal para passar pelo canal vermelho é quase que certo que será taxada – cerca de 90% da encomendas que caem no canal vermelho são taxadas. No canal vermelho há o GEARA (Gerência de Atividades do Recinto Alfandegário), lá outros fiscais analisam detalhadamente cada encomenda que caiu no canal vermelho. O que é analisado:

– produtos químicos, remédios e alguns suplementos são barrados e não podem entrar no Brasil.

– se haverá taxação. Apenas encomendas de pessoa física para pessoa física, com valores inferiores a 50 dólares (produto + frete), e marcado como gift tem por lei isenção total de taxas; outras encomendas que não se enquadram nisso podem ser taxadas. *Livros, independente do valor, também não podem ser taxados.

– caso seja necessário o fiscal abrirá a caixa para averiguar melhor a encomenda.

– se o remetente despachar um produto e declarar um valor inferior ao verdadeiro o fiscal pode desconfiar e ver o valor de mercado do produto. E quem terá problema com e receita fiscal será o destinatário da encomenda, que terá que explicar legalmente o motivo do preço real estar diferente do declarado. Ou seja, não adianta comprar um Iphone e pedir para o vendedor declarar como 30 dólares.

As encomendas que caem no canal vermelho levam, aproximadamente, 1 mês a mais para chegar ao destinatário do que as encomendas que caem no canal verde. Taxadas ou não as encomendas que passaram pelo canal vermelho e GEARA vão também para o CEE.

5-      No CEE as encomendas já estão nas mãos dos Correios, e irão para o estado e cidade de destino. Chegando a cidade de destino vão para uma ACF (Agência de Correios Fraquiada), a mais próxima da casa do destinatário. Se a encomenda não foi taxada o próprio agente dos Correios fará a entrega. Se a encomenda foi taxada o destinatário receberá um telegrama informando o valor da taxa e o local de retirada.

Algumas considerações:

– Grande parte das taxas é de 60% do valor do produto + frete. O que define a porcentagem da taxa é o tipo de produto e estado destinatário.

– Foi taxado e eles cobraram um valor superior ao que deveria? Você pode se negar a pagar a taxa e recorrer, porém o tempo de uma nova análise é longo (em média 2 meses), isto porque a mercadoria volta ao GEARA.

– Se você for taxado e não retirar a mercadoria em até 3 meses na ACF a encomenda volta ao remetente.

– A alfandega fica de olho em que importa e o que importa, portanto se você importa para revender e sempre em grandes quantidade é possível que um dia receba uma visita da receita para legalizar sua situação perante a Justiça – quem compra para revender precisa abrir uma empresa e pagar impostos ao país.

– os fiscais da alfândega passam por um rodízio períodico, isto para que não ocorram esquemas de proprinas e coisas do gênero.

Espero que tenham gostado do post e que tenham aprendido um pouco mais sobre importação.

Beijos🙂

 

27 pensamentos sobre “Etapas na importação de uma encomenda internacional

  1. Luciana Gabry disse:

    Michele,
    Adorei seu blog e o adicionei à minha lista de leitura frequente😉 Eu, assim como você, comecei a importar coisinhas por conta das maquiagens, mas não sou tão bem informada quanto você! heheh Obrigada por compartilhar essas informações importantíssimas🙂

    Fiz uma pesquisa no Google para saber se o atraso excessivo das encomendas vindas da China era só comigo.Tem ecomenda que foi feita em Abril desse ano e que ainda não chegou. Essas compras que estão atrasadas são só muambinhas baratinhas mesmo. Mas, pô…que saco essa demora:-/
    Notei também que algumas encomendas que fiz nos EUA estão demorando mais que o normal pra chegar.

    Tem acontecido com você também?

    bj

    • mgattialves disse:

      Olá Luciana, que bom que gostou do blog🙂

      Encomendas que vem da China atrasam bastante, isto porque demora para sair de lá. Acho que você deveria entrar em contato com o vendedor ou loja, pois acima de 3 meses é considerada extraviada. Já encomenda dos EUA aumentou um pouco o tempo (as minhas ultimas chegaram com 45 dias).
      Mas aproveito para informar que aqui no Brasil não está ocorrendo nenhuma operação especial nas alfândegas – as vezes ocorre e acaba atrasando as encomendas – ou seja, o processo aqui no Brasil está normal.
      Caso ocorra alguma operação eu avisarei no blog🙂

      Boa sorte com as encomendas, e obrigada por visitar o Comprei Na Gringa!

  2. Marco disse:

    Não perdendo a oportunidade . Michele Gatti,,, Michele Gata….rs ,,, no mais excelente abordagem a respeito do assunto, com certeza o seu blog vai para minha lista de favoritos,..

  3. Israel disse:

    Boa noite Michele,

    Encontrei o seu site meio que sem querer, mas pra mim, foi um achado!; kkkkkkk… digo isso, não só por causa do assunto e do seu conhecimento, mas pelas dicas dos sites de acompanhamento que eu nem imaginava existir! muito legal…Eu me chamo Israel e moro em Campos dos Goytacazes – RJ e faço Relações Internacionais na faculdade Cândido Mendes. Sou apaixonado por essa área de importação e assim que eu tiver um tempo legal, cairei de cabeça nessa área! Fico feliz por achar outras pessoas que gostem e curtem as mesmas coisas que eu curto, pois vejo que não sou único ‘louco’ a se aventurar a fazer compras lá fora! Um beijão e valeu mesmo pelas dicas!

  4. obrigado por compartilhar este conhecimento:)

  5. Amilton disse:

    Olá, interessante o conteúdo!
    No dia 26/02 eu comprei um potenciômetro de 6 dólares com frete, e levou em torno de 13 dias para chegar no Brasil, porém após chegar, foi para a UTI de Curitiba e se encontra la até agora (segundo o rastreamento dos correios). Pelos meus cálculos já fazem quase vinte dias que a compra está lá parada. É normal toda essa demora depois que entra no Brasil? O que mais me indigna é que se trata de um simples potenciômetro de U$3.
    Parabéns pelo Blog!

  6. Amilton disse:

    Ahhh já tava esquecendo, eu odeio o Brasil…

  7. Assunto de grande utilidade para mim. Obrigado por relatar este assunto, pois compro produtos em grande frequencia.
    Quero retirar uma duvida. Se comprar varios produtos, sendo que os mesmos estão separados, haverá tarifação?
    No aguardo.

    Atenciosamente.

  8. arley alves disse:

    muito obrigado pela informaçao pois as vezes fico louco quando demora chegar minhas mercadorias da china

  9. Allan Freitas disse:

    Michele.

    Suas informações foram muito úteis. Gostaria de agradecer. Além gostaria de dizer que vc é maior gata. Parabéns!!!
    Bjsss

  10. KaKo disse:

    Muito bom post! Eu já importo algumas coisas faz um tempo e não tinha conhecimento de certos procedimentos. Adorei! Parabéns!!!

  11. Flávio disse:

    Michele, ótima matéria a sua sobre importação.
    Parabéns pela elaboração, explicação, e todos os detalhes citados.

    Minha mercadoria chegou ao Brasil em 12/05/2014.Hoje 16/05 ainda continua por lá.Estou aguardando para ver no que vai dar. A compra foi uma camisa de $ 23.91.Então só me resta aguardar a boa vontade dos caras mandarem a encomenda.

    Parabéns!

  12. simplesmente adorei seu blog.. me esclareceu muitas coisas, eu comprei umas roupas pra mim da china e a encomenda foi parar no GEARA. não soube oque fazer e acabou que minha encomenda voltou pra china… será que agora meu nome esta marcado com canetinha vermelha lá na alfandega? sera que tudo que eu compra lá fora ate se for uma pena serei taxado? estou com medo de comprar por que perdi dinheiro com isso…

  13. Ussene Rijal disse:

    muito obrigado, pela dica….

  14. Thays disse:

    Nossa, adorei o post! me ajudou muito! obrigada!

  15. Valéria Bernardes disse:

    Olá, boa tarde. Meu nome é Valéria e estava procurando no google sobre a demora no envio de compras do exterior e achei suas informações valiosíssimas. Aproveito para contar que comprei no dia 07/04/14 na China e até agora está em Curitiba, ou seja, amanhã completam 50 dias de processamento. Existe algum telefone que eu possa entrar em contato direto com a Fiscalização do Paraná…Agradeço suas informações. Abraços..

  16. RFF disse:

    Muito esclarecedor. Muito obrigado!

    A maioria das coisas que você disse, já tinha lido na internet, o que confirma a veracidade das informações. Além disso, você acrescentou informações importantíssimas. Então, mais uma vez, muito obrigao!

    Abraço.

  17. PARABÉNS VC DESCREVEU MUUUITO BEM A ROTA DE UM PRODUTO IMPORTADO

  18. Parabéns já pode se considerar uma Auditora Federal!! Uma quantidade muito pequena de pessoas explicaria de forma tão clara e pontual!
    Muito Grato!!

  19. Oi Michelle, adorei o seu blog, obrigado por compartilhar seu conhecimento❤

    Eu tinha procurado no Google pra saber porque minha remessa tinha ido pra Curitiba, e acabei sabendo bem mais do que eu esperava!

  20. Jefferson D'Paula disse:

    Parabéns pela publicação. Ajudou muito.

  21. Suéri disse:

    Adorei a reportagem. Tirou todas as minhas dúvidas!
    Parabenssss

  22. Kleber Xavier disse:

    Pessoas sempre dizem que o “google” responde tudo!!!! Isso não é verdade, as respostas vêem de pessoas dedicadas como você que entendem o desespero alheio ou mesmo de uma comunicação pobre que costumamos ter em nosso país; comunicação essa que estamos melhorando aos poucos. Parabéns pelo trabalho muita sorte por aí abcs Kleber.

  23. MAURO SANTOS disse:

    OTIMO MUITO BOM ASSIM TODO BRASILEIRO FICA SABENDO COMO COMPRAR LÁ FORA ADOREI ABRAÇO MAURO

Deixe uma resposta

Arquivos

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

