Como comprar no Ebay

1

outubro 18, 2012 por mgattialves

Ebay é um site estrangeiro que hospeda vendedores (pessoa física) e lojas (pessoa jurídica), ou seja, o site em si não vende nada, é apenas o intermediário, lá você vai comprar de diversos vendedores diferentes.

Vendedores e classificação
Ao contrário do que muita gente pensa os vendedores do Ebay não são apenas americanos, a maioria é sim americano, mas existem muitos outros que são de outras partes do mundo.
Comprar no Ebay é simples (ainda mais se você souber inglês), se você já comprou no Mercado Livre então se torna mais fácil ainda. A única semelhança entre os dois é o modo operacional, porque se formos considerar o modo como os vendedores e o próprio site trata os consumidores são dois mundos diferentes. Conheço muita gente que tem preconceito com o ML por achar que a maioria dos vendedores são golpistas ou vendedores desatentos que não sabem vender direito, e concordo em partes. Eu prefiro comprar no Ebay do que comprar no ML ou em qualquer outro site brasileiro. Os vendedores do Ebay são sérios, responsáveis e super atenciosos, afinal para a maioria aquilo é o emprego deles, não apenas uma ajuda na renda, por isso eles se dedicam de corpo e alma ao negócio.
Sempre que qualquer consumidor compra no Ebay é necessário dar um feedback ao vendedor, tipo classificar a venda; se o produto é igual ao anunciado, se o vendedor é atencioso… Além disso, antes e depois da compra é possível enviar uma mensagem ao vendedor, caso você tenha alguma dúvida. Esse feedback de classificação do vendedor é importante pois é assim que os usuários do Ebay decidem de qual vendedor vão comprar, pois um vendedor que tenha uma boa classificação de venda (que recebeu bons feedback’s das pessoas que compraram algum produto dele) signfica que é um vendedor responsável e idôneo. Bons vendedores são considerados Top Seller, isso quer dizer que a maioria das vendas que fez recebeu boa classificação dos clientes. Dou preferência para comprar de Top Seller, mas quando um vendedor já fez um alto número de vendas (mais de 5.000) e tem uma boa classificação (acima de 98%) eu compro também. Nunca tive problemas com os vendedores nem com os produtos, por isso sempre classifiquei os vendedores com 5 estrelhinhas (o máximo permitido). Não é justo classificar o vendedor de forma negativa caso você tenha demorado muito pra receber o produto, ou tenha comprado a cor, modelo, peso errado… enfim, a obrigação do vendedor é postar rápido as mercadorias, ter uma boa comunicação com os compradores, e claro vender o produto que ele está anunciando no site. Nós, compradores, também recebemos classificação, portanto assim como os vendedores também temos uma ‘reputação’ no Ebay.

Tipos de compra e produtos
Além da compra normal há produtos que são leilão, que os interessados dão seus lances (Bids). As compras normais ficam marcadas como Buy It Now. A maioria dos produtos são novos, mas há também produtos usados, porém o vendedor especifica qual a condição do produto.

Entregas

Muito vendedores do Ebay não enviam para o Brasil porque, as vezes, brasileiro dá um pouco de trabalho. Por exemplo, se demora muito o comprador vai lá e dá classificação ruim para o vendedor, se o produto é taxado vai lá e dá classificação ruim, se o produto está demorando para chegar abre disputa (pedir ressarcimento do dinheiro); por isso muita gente não gosta de enviar para brasileiros.
Gente, se o vendedor postou o produto na USPS (Correios americano, ou em qualquer outra agência de entrega) e o produto não chegou a culpa não é dele. Claro que também não é sua, você pode tentar negociar com ele, vê se ele manda de novo ou se te devolve o dinheiro. E outra coisa, se um produto passou do prazo de entrega ele é dado como extraviado, porém quase que sempre o produto é extraviado em terras brasileiras. O Brasil é mal visto pelos vendedores do Ebay, também porque, há um alto número de compras furtadas nas alfândegas e agências dos Correios. Eu nunca tive nenhuma compra extraviada, mas sei que se tivesse a culpada não seria do vendedor. Outra coisa importante é o prazo, que não é nada respeitado quando a mercadoria chega ao Brasil. Concordo que tem encomendas que demoram pra chegar ao Brasil, ainda mais se estas forem do continente Europeu ou Ásia, mas a grande demora está aqui no Brasil, como passar pela alfândega. Outra coisa é que o Ebay informa os vendedores quando há greves e operações especiais nas alfândegas, ou seja, se tiver uma greve dos Correios não adianta pirar e entrar em contato com o vendedor querendo saber o motivo da demora, pois ele vai acabar te enviar um comunicado avisando que o Correio brasileiro está em greve e pedindo que você aguarde.

(cliquem nas fotos para ampliar)
Entrando no Ebay.com você encontrará um campo branco para digitar o que procura. Vou simular a compra de uma sombra da Mac.

Aparecerá uma lista de produtos referente ao que você pesquisou. Na sequência da esquerda para a direita, está o nome do produto, o selo caso a pessoa que esteja vendendo seja Top Seller, se é leilão (Bids) ou compra (Buy It Now), e o preço em dólar.

Ao clicar em um produto escolhido aparecerá a página de informações do produto. No Item Condition mostra se o produto é novo, ou se ele é novo mas está fora da caixa, se ele é usado…Nesse caso é novo. No Quantity você seleciona a quantidade de produtos que você quer. No Payments há a especificação da forma de pagamento, nesse caso é o PayPal (já falei dele, para quem não lembra ou não viu, dar uma lida aqui)

No canto mais a direita há as informações do vendedor, nesse caso ele é Top Seller, tem 967 vendas, sendo que recebeu 99,9% de classificação positiva, uma lista das principais qualidades desse vendedor, e um link que te leva a página do Ebay desse vendedor caso você queira ver mais produtos que ele venda.
Ao clicar no botão Buy It Now você será redirecionado para a página de pagamentos e entrega do produto, e você só deve clicar quando tiver certeza que irá comprar, caso contrário o vendedor te dará uma classificação negativa, por você ter clicado sem ter certeza da compra.

Ainda na página de informações do produto, mais abaixo tem o item Description, onde consta as especificações do produto, e alguns vendedores também colocam fotos. Nessa parte normalmente há algumas observações para os compradores estrangeiros, como ressaltar que o vendedor não se responsabiliza por possíveis taxas do país do comprador.

O item Shipping and Payments mostra as informações de frete. Como estava com meu login o Ebay selecionou automaticamente o meu país. A informação que está disponível é que esse vendedor envia para o mundo todo, dependendo do vendedor ele só envia para os EUA, ou então só para a América do Norte, ou então para o mundo todo exceto América do Sul.. enfim isso vai de cada vendedor. Não é difícil encontrar vendedor que envie para o Brasil, na verdade a maioria envia para o mundo todo.
No caso esse produto o vendedor só disponibilizou o frete modo Priority Mail, que é o modo intermediário (para quem não lembra dos modos veja aqui). Se tivesse mais opções disponíveis de frete iria aparecer uma listinha com os preços e modos de fretes, e você só escolheria a opção de frete quando tivesse pagando o produto. Nesse caso eu não compraria essa sombra desse vendedor, pois a sombra em si é barata mas esse tipo de frete é mais caro. Eu escolheria algum vendedor que disponiblizasse o frete modo First Class ao invés de Priority, pois sairia bem mais barato.
Nesse caso está selecionado o modo Priority e o site já te dá uma estimativa de tempo para entrega, porém não acreditem muito nisso, pensem que a estimativa de entrega de First Class é Priority é em média 30 dias corridos.

Quando estiver certeza que deseja comprar é só clicar em Buy It Now e preencher as informações de entrega e pagamento como em qualquer site de compras. Quando o vendedor despachar o produto você receberá um e-mail, geralmente os vendedores do Ebay postam bem rápido as mercadorias.

Dicas para comprar corretamente:
– Fique atenta se o vendedor envia o produto para o seu país;
– Veja se o vendedor tem boa classificação de suas vendas;
– Fique atenta ao frete para não ter prejuízos, como escolher um frete caro desnecessariamente;
– Após o recebimento do produto não esqueça de entrar no Ebay e classificar o vendedor.

Ebay é uma questão de treino, só comprando pra perder o medo e se habituar.

Beijos e até🙂

Um pensamento sobre “Como comprar no Ebay

  1. Compro muito no Ebay, só tive uma experiência, na qual eu paguei e 20d depois o vendedor ñ havia postado o produto, o Ebay me devolveu o $. É tudo muito correto, nunca saí no prejuízo.
    E quando há tracking, vc pode acompanhar por onde anda seu pacote, e por diversas vezes ele chegou em menos de 1 semana no Brasil e até chegar na minha casa demorou no mínimo 30d. – Ja cheguei a receber o produto com 3 meses de atraso!
    Vale dar dicas sobre época do ano p/ se comprar, pq comprar em Novembro e dezembro é esquecer o produto… porque ah, vai demorar!! rs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: